A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste primeiro mês do ano ações visando reforçar os cuidados com a saúde mental dentro do Janeiro Branco, mês dedicado a causa. O objetivo é quebrar tabus, promover e discutir temas voltados para a proteção individual e coletiva dos fortalezenses e orientar quais serviços públicos do município podem ser acessados em busca de orientação e escuta qualificada.
Arildo Lima, médico psiquiatra e gerente da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza, observa que realizar a campanha logo no mês de janeiro é estratégica, pois no final do ano muitas pessoas podem ser impactadas por ansiedade excessiva, motivadas por preocupações e decisões não assertivas. “Logo no começo do ano as pessoas avaliam pontos positivos e negativos do período que encerrou e isso pode causar alguma apreensão ou sensações outras”, avalia.
A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza (CAPS) onde a população pode buscar orientações, junto a equipes multidisciplinares. Lá eles poderão ser atendidos de forma individual e terem um plano terapêutico próprio onde será avaliado fatores de risco, sinais, sintomas e patologias, e fatores protetores. “Quanto mais pessoas souberem da necessidade do cuidado com a saúde mental, mais possibilidades teremos de eliminar ideias erradas sobre terapia e cuidados com a saúde mental”, diz Arildo.
Fortaleza possui 23 equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, sendo 15 CAPS (seis gerais, dois infantis e sete álcool e outras drogas), cinco unidades de acolhimento para dependentes químicos e três residências terapêuticas. Nos CAPS, que funcionam em serviço porta aberta, o usuário pode ir diretamente ou ser encaminhado por um posto de saúde. Lá esse passará por uma avaliação, e é realizado o encaminhamento para o atendimento que for necessário.
Para manter-se saudável com relação a saúde mental, especialistas indicam medidas como manter-se afastado de situações que gerem emoções não positivas; ter momentos de lazer e prazerosos; deixar fluir suas emoções, como sorrir e chorar quando tiver vontade e ter uma convivência saudável com amigos e familiares. Também é salutar a pratica de exercícios físicos, ter dieta saudável e evitar exposição excessiva nas redes sociais e da automedicação.
Em caso de diagnostico de transtorno mental em qualquer grau, é recomendável manter a regularidade nas consultas, terapias e tratamentos para evitar crises.
Fonte: Câmara Municipal De Fortaleza