GESTÃO PÚBLICA

Search
Close this search box.

Vereadores repercutem anúncio de requalificação da Praia de Iracema

Na sessão plenária desta quarta-feira (25), os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza debateram as demandas da cidade relacionadas a obras de requalificação, chuvas, educação e saúde, além dos fóruns participativos para revisão do plano diretor da capital cearense.

O vereador Carlos Mesquita (PDT) usou o tempo do pequeno expediente para destacar o anúncio do projeto de urbanização e requalificação da Praia de Iracema feito ontem, pelo prefeito Sarto. As obras, a serem realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), beneficiarão a região com o mesmo padrão da nova Beira-Mar, contemplando o trecho desde a avenida Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica.

Segundo o parlamentar, a requalificação fará com que Fortaleza tenha, possivelmente, a orla mais bonita do Brasil. Além disso, ele afirma que o investimento trará mais empregos e capital para a cidade. Já Guilherme Sampaio (PT), sugeriu que antes da execução do projeto apresentado seja realizado um concurso de ideias: “um investimento como esse deve ser acolhido pela cidade, principalmente naquele território que tem um significado afetivo tão importante para o povo de Fortaleza”.

Isenção da taxa de resíduos sólidos

O vereador Ronaldo Martins (Republicanos) ressaltou a importância da emenda nº 5/2023 com subemenda ao projeto de Isenção da Taxa de Resíduos Sólidos, aprovada ontem na reunião da comissão conjunta de Legislação e Orçamento. A proposta acrescenta à matéria original a isenção da taxa para igrejas e templos de qualquer culto em Fortaleza. Durante seu pronunciamento, o parlamentar pede que os colegas aprovem a medida na ordem do dia.

“O trabalho que tem sido feito em Fortaleza por templos que são aliados pelo poder público, inclusive na recuperação de viciados, tirando jovens da criminalidade, das drogas. As igrejas estão onde muitas vezes o poder público não consegue alcançar as pessoas mais vulneráveis”, justifica.

Fóruns participativos do Plano Diretor

O vereador Didi Mangueira (PDT) usou a tribuna do plenário para mobilizar os vereadores e população para mais um fórum participativo de revisão do Plano Diretor que acontecerá amanhã, na EEFM Dona Júlia Alves Pessoa, às 16h30, no Bom Jardim. O encontro, referente à regional 5, abrange também os bairros Bonsucesso, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira.

Dia Internacional de Combate à Intolerância Religiosa

Durante o pequeno expediente, o vereador Ronivaldo Maia fez menção à data, 21 de janeiro, que homenageia Mãe Gilda, à época acusada de charlatanismo, quando a sua casa foi atacada, depredada e por consequência de problemas cardíacos, ela veio a óbito. No seu pronunciamento, Ronivaldo afirmou que no Ceará e em Fortaleza aconteceram manifestações e caminhadas de combate à intolerância religiosa. “Nossas diferenças de religião e credo não podem nos dividir”, finalizou.

Aumento do combustível

O vereador Luciano Girão (Progressistas) criticou o aumento precoce do preço dos combustíveis por parte das distribuidoras da Petrobras no Ceará, que passou a vigorar ontem, tendo em vista que o anúncio seria para hoje. “Todos nós fomos surpreendidos com mais um aumento na gasolina, de 8 centavos, e no diesel, de 18 centavos. Aproveitar esse momento para chamar a atenção do Decon e do Ministério Público para averiguarem a situação”.

Chamamento do concurso Funsaúde

A Enfermeira Ana Paula (PDT) fez uso da palavra para pedir ao governador Elmano de Freitas celeridade no processo de chamamento dos mais de 15 mil profissionais da saúde que foram aprovados no concurso público no ano passado. “A gente tem uma questão muito específica no que diz respeito à mão de obra dos hospitais estaduais no Ceará, pois a maioria trabalha através de vínculos precários e prestação de serviço”, explicou. Além disso, a vereadora solicitou à Prefeitura um concurso público de nível superior para a Atenção Primária de Fortaleza, abrangendo médicos, enfermeiros e odontólogos.

Redução de matrículas em creches públicas e particulares

A vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) repercutiu dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em relação ao número de matrículas em creches em Fortaleza, tanto públicas quanto particulares. A parlamentar afirmou, de acordo com o Inep, que em 2019, 41 mil crianças foram matriculadas, enquanto 2021, mais de 34 mil. “O que representa para todo o Município, uma redução de mais de 7 mil crianças matriculadas nesse período, também o menor número total de matrículas em creches desde 2014”, disse.

Ela sugere: “precisamos de um lado compreender as razões dessa redução, podendo estar relacionada ao impacto econômico na vida das famílias, e por outro lado, compreender de que forma isso afeta o planejamento público na expansão da sua rede”.

Melhorias na Bela Vista e Antônio Bezerra.

O vereador Bruno Mesquita (PROS) foi à tribuna falar da problemática das chuvas no bairro Bela Vista. Ele solicitou a desobstrução das bocas de lobo, além de fazer outras. Por fim, agradeceu ao coronel Eraldo, da Defesa Civil, pela disponibilidade de realizar as visitas na rua Tim Maia e Comunidade Novo Riachinho junto a sua equipe na manhã desta quarta (25).

Já o vereador Adail Júnior (PDT), comunicou que entrou com um ofício na Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania para estudo de uma demanda na Rua Coronel Joaquim Franklin, no Antônio Bezerra, mas que não foi atendido, segundo ele, injustamente.

Fonte: Câmara Municipal De Fortaleza